O texto de Alexandre Thomaz
Vieira, tem como tema central Gestão
Escolar e tecnologia, numa forma em que primeiro devemos observar não
unicamente o diretor, mas também toda
comunidade escolar, embora o diretor seja o principal agente da comunidade
escolar.
Fala do domínio do professor
sobre a tecnologia e sua utilidade dentro de sala de aula e como ela pode ser uma grande aliada no conjunto escola.
Dentro desse contexto de
tecnologia, escola e homem, como deixa claro...“Computadores
podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em
informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto
que permite dar um sentido aos dados; ficam também para nós a função de definir
os aspectos relativos à categorização, ao cálculo e à condensação dos dados.
Isso afirma que a máquina não pode
operar sem o homem. Que o conhecimento humano é bem mais amplo do que o da
máquina e portanto ela depende dele para seu comando. Ao contrário do homem que
precisa dela para efetuar seus comandos. Portanto, a mente humana ainda se faz
necessária.
Qual seria então
a real eficácia escola/tecnologia? A conquista de habilidade, eficiência, tempo
e realização. Isso tudo permite uma escola mais elaborada no sentido exato como o autor coloca:
“ Pensar a organização por inteiro, isto é, como um sistema.
- Construir e facilitar a
construção de grupos que aprendem a partir de sua prática.
- Concentrar-se em questões de
desenvolvimento pessoal
- Levar em conta a cultura
organizacional existente.
- Criar
estruturas organizacionais menos
hierárquicas e mais auto-organizadoras.”
Observa-se com
isso, uma certa interdependência
(colaboração)em um sistema de relações,
o que faz uma gestão mais democrática .E, conferir à escola um poder de decisão é sem dúvida, deixá-la livre das amarras que constituem entraves à
realização da sua autonomia.
A implantação de
um sistema de organização de disseminação de informação
se faz necessária para que essa junção
se faça mais rápida e eficientemente dentro do contexto
administrativo, pedagógico, pessoal, pais, alunos, materiais consumíveis, instalações, recursos didáticos disponíveis e avaliação. Todo
esse sistema só será possível se houver uma integração entre todos os membros
da escola, trabalhando coletivamente, para uma verdadeira conscientização sobre
a real utilização das tecnologias no processo de ensino aprendizagem.
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