domingo, 7 de julho de 2013

Gestão escolar e tecnologia


O texto de Alexandre Thomaz Vieira, tem como tema central  Gestão Escolar e tecnologia, numa forma em que primeiro devemos observar não unicamente  o diretor, mas também toda comunidade escolar, embora o diretor seja o principal agente da comunidade escolar.

Fala do domínio do professor sobre a tecnologia e sua utilidade dentro de sala de aula e como ela pode  ser uma grande aliada no conjunto escola.

Dentro desse contexto de tecnologia, escola e homem, como deixa claro...“Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados; ficam também para nós a função de definir os aspectos relativos à categorização, ao cálculo e à condensação dos dados. Isso afirma que a máquina  não pode operar sem o homem. Que o conhecimento humano é bem mais amplo do que o da máquina e portanto ela depende dele para seu comando. Ao contrário do homem que precisa dela para efetuar seus comandos. Portanto, a mente humana ainda se faz necessária.

Qual seria então a real eficácia escola/tecnologia? A conquista de habilidade, eficiência, tempo e realização. Isso tudo permite uma escola mais elaborada no sentido  exato como o autor coloca:

Pensar a organização por inteiro, isto é, como um sistema.

- Construir e facilitar a construção de grupos que aprendem a partir de sua prática.

- Concentrar-se em questões de desenvolvimento pessoal

- Levar em conta a cultura organizacional existente.

- Criar estruturas organizacionais  menos hierárquicas e mais auto-organizadoras.”

Observa-se com isso, uma  certa interdependência (colaboração)em  um sistema de relações, o que faz uma gestão mais democrática .E, conferir à escola um  poder de decisão é sem dúvida, deixá-la livre  das amarras que constituem entraves à realização da sua autonomia.

A implantação de um  sistema  de organização de disseminação de informação se faz necessária  para que essa junção se faça mais rápida e eficientemente dentro do contexto administrativo, pedagógico, pessoal, pais, alunos,  materiais consumíveis,  instalações,  recursos didáticos disponíveis e avaliação. Todo esse sistema só será possível se houver uma integração entre todos os membros da escola, trabalhando coletivamente, para uma verdadeira conscientização sobre a real utilização das tecnologias no processo de ensino aprendizagem.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário