sábado, 13 de julho de 2013


GESTÃO DE TECNOLOGIA NA ESCOLA

 

O texto de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida aborda temas onde mostram experiências práticas onde as conclusões obtidas incentivam novas práticas em vários contexto escolar.

Realmente, as TIC começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem sem uma real integração às atividades de sala de aula, mas como atividades adicionais. Com certa freqüência, como aula de informática, ou, numa perspectiva mais inovadora, como projetos extraclasse desenvolvidos com a orientação de professores de sala de aula e apoiados por professores encarregados da coordenação e facilitação no laboratório de informática. Acredito,como fala o texto,que "não se pode esperar que as TIC funcionem como catalisadores dessa mudança, uma vez que não basta o rápido acesso a informações atualizadas continuamente, nem a simples adoção de novos métodos e estratégias de ensino ou de gestão. Segundo o Prof. António Nóvoa: “Temos que esquecer o futuro para poder ter o futuro, ou seja, não adianta preparar os alunos para o amanhã que não se conhece, se o presente, por si mesmo, constitui um grande desafio a ser superado”. Claro que temos e devemos superar todo e qualquer desafio para a realização de uma união tecnologia e gestão.

Por ser uma escola, a gestão escolar é bastante complexa e justamente por isso exige um profissional que saiba atender a diversas situações cotidianas...contas, despezas, diferenças, público, psicologia, etc. Tudo isso mesclado com uma imensa vontade de fazer.

Por toda essa complexidade a necessidade da implantação das TIC na escola envolvendo todos os setores, se faz mais que necessária...obrigatória.Mas, tudo isso dentro de um ambiente muito bem elaborado, estruturado...layout, equipamento adequado, estrutura física eficiente, etc. Pois, assim, com certeza conseguiremos a incorporação das TIC na escola pública para um educação qualificada como de primeiro mundo.

domingo, 7 de julho de 2013

Gestão escolar e tecnologia


O texto de Alexandre Thomaz Vieira, tem como tema central  Gestão Escolar e tecnologia, numa forma em que primeiro devemos observar não unicamente  o diretor, mas também toda comunidade escolar, embora o diretor seja o principal agente da comunidade escolar.

Fala do domínio do professor sobre a tecnologia e sua utilidade dentro de sala de aula e como ela pode  ser uma grande aliada no conjunto escola.

Dentro desse contexto de tecnologia, escola e homem, como deixa claro...“Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados; ficam também para nós a função de definir os aspectos relativos à categorização, ao cálculo e à condensação dos dados. Isso afirma que a máquina  não pode operar sem o homem. Que o conhecimento humano é bem mais amplo do que o da máquina e portanto ela depende dele para seu comando. Ao contrário do homem que precisa dela para efetuar seus comandos. Portanto, a mente humana ainda se faz necessária.

Qual seria então a real eficácia escola/tecnologia? A conquista de habilidade, eficiência, tempo e realização. Isso tudo permite uma escola mais elaborada no sentido  exato como o autor coloca:

Pensar a organização por inteiro, isto é, como um sistema.

- Construir e facilitar a construção de grupos que aprendem a partir de sua prática.

- Concentrar-se em questões de desenvolvimento pessoal

- Levar em conta a cultura organizacional existente.

- Criar estruturas organizacionais  menos hierárquicas e mais auto-organizadoras.”

Observa-se com isso, uma  certa interdependência (colaboração)em  um sistema de relações, o que faz uma gestão mais democrática .E, conferir à escola um  poder de decisão é sem dúvida, deixá-la livre  das amarras que constituem entraves à realização da sua autonomia.

A implantação de um  sistema  de organização de disseminação de informação se faz necessária  para que essa junção se faça mais rápida e eficientemente dentro do contexto administrativo, pedagógico, pessoal, pais, alunos,  materiais consumíveis,  instalações,  recursos didáticos disponíveis e avaliação. Todo esse sistema só será possível se houver uma integração entre todos os membros da escola, trabalhando coletivamente, para uma verdadeira conscientização sobre a real utilização das tecnologias no processo de ensino aprendizagem.

 

 

terça-feira, 2 de julho de 2013

...

Este blog foi criado para compartilhar textos e informações sobre Gestão Escolar, com o objetivo de uma cumplicidade por nós alunos da Especialização em Gestão Escolar - UNB.
Espero ajuda de muitos.
Bjus